Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.

Saiba mais

Blog

(PAI)ternidade: uma visão masculina sobre criar filhos



Os laços afetivos são fundamentais para que os filhos cresçam saudáveis e felizes. E a participação da figura paternal é também fundamental para reforçar a conexão entre a família. A clássica figura do homem que mal trocava a fralda do bebê está mudando. Em todo o mundo, ele vem adotando uma postura mais participativa nos cuidados com os filhos e o pai-facilitador Paulo Eldar contou um pouco sobre sua experiência da paternidade. Confira! 


Quando você está esperando seu primeiro filho sempre tem um amigo ou parente próximo que “avisa”: sua vida nunca mais será a mesma depois do nascimento do seu filho. Sempre recebi essa frase com receio e ficava imaginando como realmente seria. Hoje eu posso responder com sinceridade: realmente, minha vida nunca mais será a mesma! Não vou falar da grande responsabilidade de criar um ser humano porque isso todos estão cansados de escutar. Falarei da doçura que é ter uma criança por perto, de se encantar com sua inocência e, com isso, ter uma nova vida. Estou falando de ir para um parque de areia e passar horas se sujando e achando o máximo. De se encantar com o primeiro passo e, logo em seguida, admirar o tanto que ele cresceu quando o leva para o primeiro dia de aula. Estou falando de perceber o quanto o tempo é precioso e escasso comparado ao quanto você quer aproveitar seu filho. É perceber que aqueles planos que você tinha para sua vida podem ser momentaneamente deixados de lado em prol da felicidade de seu filho. Estou falando de se deitar cansado tarde da noite, mas com aquela lembrança de algo novo ou carinhoso que seu filho aprendeu. Por toda essa avalanche de emoções, misturadas com frustrações é bem verdade, eu agora passo a seguinte mensagem quando conheço futuros pais: é verdade que sua vida nunca mais será a mesma, pois você nunca experimentou algo tão feliz como ter um filho.

__________________________________


Paulo Eldar é casado, pai de dois meninos, criador do perfil no IG @somentepai, colunista da revista digital BrasiliaKids e palestrante na Maternidade Brasília, onde fala sobre paternidade, os desafios e o papel do pai na sociedade moderna.