Utilizamos a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) para promover uma experiência imersiva em inglês baseada em conteúdos escolares. A carga horária de 05h semanais na grade curricular do ensino regular, as aulas são ministradas por professoras fluentes na língua e com densa preparação metodológica. Ao longo de todas as aulas, os estudantes aprendem inglês de maneira lúdica e multissensorial por meio da aprendizagem ativa. Nossa proposta é fazer da aprendizagem da Língua Inglesa uma experiência natural e imersiva. Dessa forma, o inglês é um meio de comunicação para se aprender mais sobre culturas de outros países ou conteúdo como Ciência, Arte e Literatura. A metodologia que adotamos é o Project-Based Learning (pedagogia de projetos) que segue a seguinte estrutura:
Metodologia
A metodologia que adotamos é o Project-Based Learning (pedagogia de projetos) que segue a seguinte estrutura:
1. Pergunta inicial: o projeto começa a partir de uma pergunta ou problema que desperte a curiosidade dos alunos. O papel das professoras nesse processo é promover experiências que provoquem os estudantes a buscarem respostas para problemas do mundo real;
2. Investigação sustentada: os estudantes questionam o tema, buscam recursos, pesquisam e aplicam informações para responder à questão proposta com o direcionamento da professora. O grau de autonomia e complexidade da investigação varia conforme a faixa etária;
3. Voz e escolha: os estudantes planejam o escopo de trabalho do projeto com a facilitação da professora para desenvolver um produto final que resolva o problema investigado;
4. Reflexão e crítica: os estudantes analisam, com a mediação da professora, o próprio trabalho ao longo do projeto buscando aprender com a experiência;
5. Showcase: os estudantes compartilham com a comunidade escolar o resultado do projeto e celebram o aprendizado e o impacto das próprias ações. Em um mundo de transformações cada vez mais rápidas, a velocidade da informação é a mesma da mudança de comportamento. Para ter lugar de destaque entre tantas possibilidades, o estudante do século XXI requer uma educação com diferenciais. Desde a implantação, o principal objetivo do programa Bilíngue é proporcionar aos alunos
a oportunidade de desenvolver uma consciência ampla de mundo, participando ativamente de uma realidade multicultural.
Descobrir, desenvolver habilidades e expandir os conhecimentos. Essas são as bases da experiência do Programa Bilíngue: Um projeto pedagógico completo para uma formação completa. No integral bilíngue, o que não falta são atividades que estimulam o conhecimento corporal, empreendedorismo, cultura maker e a inteligência socioemocional, além de vivências lúdicas e brincadeiras de livre expressão.
Certificação Cambridge
Em um mundo de transformações cada vez mais rápidas, a velocidade da informação é a mesma da mudança de comportamento. Para ter lugar de destaque entre tantas possibilidades, o aluno do século XXI requer uma educação com diferenciais. Desde a implantação, o principal objetivo do programa Bilíngue é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver uma consciência ampla de mundo, participando ativamente de uma realidade multicultural.
O CEAV Jr. traz para a proposta bilíngue a oportunidade de participar do Exame Internacional de Cambridge para proficiência na língua inglesa. Com dois anos de implantação, vários alunos participaram dessa experiência e testaram seus conhecimentos. A avaliação da compreensão auditiva, leitura, expressão escrita e oral garantem os excelentes méritos na obtenção da certificação.
Programa Integral Bilíngue
Descobrir, desenvolver habilidades e expandir os conhecimentos. Essas são as bases da experiência do Programa Integral Bilíngue: Um projeto pedagógico completo para uma formação completa. No integral bilíngue, o que não falta são atividades que estimulam o conhecimento corporal, empreendedorismo, cultura maker e a inteligência socioemocional, além vivências lúdicas e brincadeiras de livre expressão.
O ensino integral bilíngue do CEAV Jr. é dividido por programas: no turno matutino, o Programa Regular dá espaço às disciplinas do núcleo comum ou o currículo convencional de aulas, no turno vespertino o Programa Bilíngue também é baseado em conteúdo, só que, ministrados em inglês, e o Programa Diversificado que abrange as oficinas culturais envolvendo noções de dança, música, teatro, artes plásticas, atividades esportivas envolvendo noções de atletismo, ginástica, badminton, jogos cooperativos e as aulas de coding, onde se trabalha a lógica de programação usada para criar jogos, brinquedos e artefatos eletrônicos.
Conheça mais