Proposta pedagógica
No CEAV Jr., nossos alunos aprendem de maneira experiencial com vivências que despertam a curiosidade sobre os conteúdos trabalhados. As aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental são estruturadas em ciclos de investigação. Neles, a aprendizagem parte de uma experiência concreta promovida pela professora que gera perguntas a serem respondidas pelos próprios alunos com pesquisas, entrevistas, exploração de recursos digitais, experimentos científicos e até saídas de campo. O conhecimento descoberto por eles é documentado em atividades diversas de maneira física ou digital. Ao longo de todo o processo os alunos descobrem maneiras de colocar o que aprenderam em prática, seja nos momentos no Makerspace, na Cozinha Experimental ou no Projeto de Empreendedorismo.
Aprendizado para a Vida
Trabalhamos com metodologias ativas, tangibilizadas pelo material e a plataforma VIVA. A proposta do VIVA é ser uma metodologia ativa, criativa, que acolhe e desenvolve o aluno na sua integralidade, promovendo a ampliação de suas potencialidades, permeando as habilidades socioemocionais, as competências para o século XXI e o que tem de mais inovador no ensino.
Vivenciar: o aprendizado parte da experimentação e da realidade dos alunos como forma de ampliar o engajamento e a percepção deles sobre questões do mundo real. As experiências concretas levam a vida para a sala de aula;
Investigar: os alunos fazem pesquisas, entrevistas, observações e documentações partindo da curiosidade despertada no estágio anterior. Isso torna o conteúdo mais interessante para o aluno e favorece o desenvolvimento da metacognição (habilidade de aprender a aprender);
Verificar: as informações descobertas durante a investigação são discutidas e questionadas para aprofundar o conhecimento sobre a tema;
Aprender: o aprendizado é a consequência desse processo construído de maneira personalizada e criativa para fomentar o desenvolvimento de habilidades do século XXI.
Oferecemos uma nova experiência de aprendizagem, de forma participativa e democrática. A proposta ao professor é que ele seja libertador e que os alunos possam criar, se engajando verdadeiramente no processo e ampliando seu olhar sobre o conteúdo e sobre o mundo. Assim, a criança passa a ter uma nova postura em sala de aula, interagindo e se apropriando dos conteúdos de maneira mais efetiva.
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